Ao contrário de que muitos pensam, a jiboia não é um animal peçonhento, ela mata suas presas por constrição.
argaiv1584

Foram mais de duas horas de intenso trabalho realizado por uma equipe do Centro de Zoonoses de Quixadá, no Sertão Central cearense, com objetivo de retirar uma cobra que estava em uma árvore, localizada na Rua José de Queiroz Pessoa (próximo a Faculdade de Ciência e Letras do Sertão Central). Uma multidão de pessoas se aglomerou no local, deixando a serpente ainda mais furiosa.
Conforme o agente João Lobo, do Centro de Zoonoses de Quixadá, a jiboia media cerca de um metro e oitenta centímetros. O biólogo Gardel Almeida retirou a cobra do árvore, disse ao portal Revista Central, que aquela espécie não é peçonhenta, “mesmo não sendo um animal peçonhento, não é aconselhável que populares façam o resgate, principalmente porque todo réptil tem contaminação”, aconselhou. João Lobo solicita que a população sempre comunique ao órgão, para que pessoas habilitadas façam o resgate desses animais, principalmente porque o Zoonoses devolverá a natureza.
A reportagem acompanhou todo o processo de resgate, da retirada até o momento em que a cobra foi colocada em contato com a natureza, cerca de quatro quilômetros da zona urbana, pela equipe do Centro de Zoonoses de Quixadá.
Esse animal existe em todo o Território brasileiro, até mesmo nas cidades grandes, com concentração em áreas com mais vegetação. Ao contrário do que muita gente pensa, a jiboia não é um animal peçonhento, ela mata suas presas por constrição ou seja, após o bote, no qual a serpente objetiva prender o animal, ela se enrola em torno da vitíma contraindo sua forte musculatura e a estrangula, causando a morte por sufocamento. Costuma engolir suas presas pela cabeça. Quando a presa é grande, a jiboia pode entrar em letargia (adormecimento), tempo no qual fica parada para digerir o alimento. O período de letargia pode durar semanas ou até meses.

O biólogo explicou que, a jiboia vive em média 20 anos em cativeiro e uma coisa bem interessante é que ela tem filhotinhos. Essas cobras não põem ovos como algumas outras. Elas têm vários filhotinhos, sendo portanto uma espécie vivípara. As jiboias passam a maior parte do tempo em cima de árvores, o que as favorece na hora de caçar, como no caso das aves, que são mortas pela serpente enquanto dormem nos galhos das árvores.

O cidadão que precisar do serviço do Centro de Zoonoses de Quixadá deve entrar em contato por meio do telefone: (88) 3412-0089, localizado no bairro Jardim dos Monólitos (por trás do Fórum de Justiça Des. Avelar Rocha).

Outras Notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply