SOCORRO AOS PRODUTORES Pecuária cearense terá mais 30 mil t de milho para rebanho

A ação do Governo Federal deverá contar com a mesma logística de transporte, por meio de navio, e distribuição, com uso de trens e carretas, já mantidas pela Conab e o Estado FOTO: FABIANE DE PAULA

A quantidade corresponde ao atendimento mensal da demanda por ração animal. O estoque atual garante a oferta até o final deste mês, referente à conclusão da distribuição da última doação, que também foi de 30 mil toneladas.

A informação foi dada, ontem, pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins. Ele salientou que todos os esforços serão empreendidos, agora, para viabilizar a destinação e distribuição, sem prejuízos para os criadores no próximo mês.

Como da vez anterior, o milho deverá chegar por navio, desembarcado no Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. Em seguida, o Estado também repetirá a logística para distribuição no Interior.

Forragem

Nelson reconheceu que o limite de estoques causa apreensão entre os produtores, uma vez que tem aumentando a dependência pelo milho, à medida que a forragem, produzida pela fraca quadra chuvosa, vem acabando. Com a seca registrada de 2012 a este ano, houve uma mortandade de cerca de 100 mil bovinos, o que corresponde a uma redução de 3,5% do rebanho em todo o Estado.

O número de animais mortos foi baseado a partir da avaliação de bovinos vacinados contra a febre aftosa, nos dados de maio deste ano e comparando com os números de maio de 2012. "É uma quantidade relevante, mas não alarmante", ressaltou.

"Apesar de um índice pequeno, houve uma redução na produção leiteira, e em torno de 40%. Agora, o nosso desafio é retomar o Programa do Leite, incentivando, dentre outras medidas, o cultivo de forragem", afirmou o secretário.

Martins salientou que todo o empenho nesse momento é para que não falte milho para o rebanho. Ele explicou que a doação faz parte das medidas de apoio do governo federal para auxiliar os municípios amparados pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) afetados pela estiagem. O produto vem sendo adquirido para formação de estoque nos estados na região Nordeste, além de parte dos municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, que também foram atingidos pela seca.

Atualmente, o Ceará conta com 10 mil toneladas de milho estocadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Além disso, estão asseguradas, por edital de licitação, para aquisição de 6.300 toneladas do produto pela Conab. A companhia garantiu mais 10 mil em novembro e 10 mil em dezembro. A SDA também pretende vender 1.200 toneladas, resultantes da última doação, em que os produtores receberam o boleto para receber o milho, mas não se realizou o pagamento.

Cisternas
Também, ontem, o Governo do Estado do Ceará, através da SDA, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, assinou a ordem de serviço da empresa ganhadora de licitação, Dalka do Brasil Ltda. A empresa irá fornecer mais 19.380 cisternas de polietileno provenientes do Programa Água para Todos.

Segundo Martins, a expectativa é que esses equipamentos estejam instalados até fevereiro do próximo ano, a fim de aproveitar as primeiras águas da quadra chuvosa.

Os municípios que serão beneficiados são: Amontada (3.317), Bela Cruz (2.376), Cedro (1.779), Fortim (442), São Gonçalo do Amarante (1.277), Trairi (4.252), Várzea Alegre (1.700) e Viçosa do Ceará (4.237), totalizando 8 municípios e 19.380 famílias.

Cada cisterna de polietileno tem a capacidade de armazenar 16 mil litros d´água. "Vamos investir R$ 200 milhões para garantir água de qualidade para a zona rural cearense que se caracteriza pela seca", disse Martins.

O Água para Todos é um projeto que faz parte do programa Brasil Sem Miséria, do governo federal que, em convênio com o Ministério da Integração Nacional e a SDA, implantará também 1.350 sistemas de abastecimento de água no Ceará, no combate aos efeitos da seca.
Giro da Noticia  190
Por Diário do Nordeste 

Outras Notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply