FUGA EM MASSA Adolescentes escapam de Centro Educacional

Patrulhas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Comando Tático Motorizado (Cotam) foram acionadas para controlar a rebelião. Até a madrugada de hoje, os PMs ainda faziam a recontagem na unidade
Um dia depois que 12 adolescentes escaparam do Centro Educacional Dom Bosco, no Passaré, a cena se repetiu, dessa vez com mais gravidade. Dezenas de jovens infratores conseguiram fugir de outra unidade para jovens em conflito com a Lei, no bairro Ancuri, no fim da noite de ontem. A fuga em massa, a maior registrada no Estado, segundo o juiz da 5ª Vara da Infância e Juventude Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, ocorreu por volta das 22 horas, no Centro Educacional Patativa do Assaré.

O número oficial de quantos internos haviam fugido não foi confirmado até o fechamento desta edição. A Polícia Militar afirmou que de 40 a 70 adolescentes conseguiram sair do prédio. No entanto, a recontagem se estendeu até as primeiras horas de hoje. O Centro Educacional Patativa do Assaré abriga adolescentes, entre 16 a 17 anos, autores de ato infracional de natureza grave sentenciados.

De acordo com informações do Ronda do Quarteirão de Messejana, um carro de apoio estava do lado de fora da unidade e deu apoio na fuga. Segundo os militares, mais de 15 viaturas das áreas adjacentes foram deslocadas para tentar fazer a captura dos fugitivos, que saíram pelo portão principal, segundo a PM.

Uma dessas patrulhas, era a comandada pelo capitão PM Humberto Filho, fiscal de policiamento da 1ª Companhia do 16º BPM (Messejana). O oficial relatou que foi acionado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para uma ocorrência de disparo de arma, mas ao chegar, se deparou com um grande número de adolescentes fugindo e pediu apoio de outras viaturas.

“Fomos a primeira viatura a chegar no local e nos deparamos com muitos deles correndo. Conseguimos recapturar quatro”, contou o capitão Humberto filho. Ele saiu do local por volta de 1hora para tentar localizar outros fugitivos.

Por telefone, o juiz Manuel Clístenes acompanhava os acontecimentos. “Fui informado que não seria seguro, nesse momento, a minha presença no local. As pessoas que estavam lá disseram que o Centro está totalmente destruído. Acredito, se for confirmado esse número de fugitivos e os estragos, que essa será a pior de todas as rebeliões”, salientou o magistrado.

Após o alarme da fuga, além das patrulhas da área, equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foram acionados para ajudar nas buscas. Além do efetivo da PM, guarnições do Corpo de Bombeiros Militar estiveram no local para controlar as chamas que se espalhavam pelo prédio.

Dom Bosco

Como resposta pela fuga no Centro Educacional Dom Bosco, a Coordenadoria de Proteção Social Especial da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) determinou o afastamento de instrutores lotados na unidade e um levantamento sobre as condições estruturais dos prédios que abrigam os Centros.

Além disso, o juiz Manuel Clístenes, juntamente com representantes do Ministério Público e Defensoria, encaminharam, ofícios em caráter de urgência para órgãos competentes, solicitando a execução de medidas rápidas para os centros educacionais como reforço na segurança e o aumento no número de educadores
Giro da Noticia 190

Outras Notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply