Justiça Ver tudo

Policial Ver tudo

Educação

Politica Ver tudo

Famosos Ver tudo

Incêndio Ver tudo

Justiça Ver tudo

MPF denuncia 34 réus de prefeituras no interior do Ceara por lavagem de dinheiro e corrupção.


A 'Operação Gárgula', que foi deflagrada em 2009 pela Polícia Federal, revelou documentos que apontam o esquema fraudulento Uma denúncia do Ministério Público Federal (MPF/CE) pede a condenação de réus por lavagem de dinheiro, desvio de verbas federais e formação de quadrilha. 34 pessoas são apontadas como envolvidas em esquemas de licitações fraudulentas em sete prefeituras do Interior do estado do Ceará, que fizeram um rombo de R$ 12 milhões aos cofres públicos.

A Operação Gárgula, que foi iniciada em 2009, foi deflagrada pela Polícia Federal e revelou documentos do esquema.
Sedes em Fortaleza
Segundo o procurador da República Lino Edmar de Menezes, autor da ação criminal, o esquema era realizado por empresas do interior do estado, mas com sede em Fortaleza.
As empresas, de acordo com a denúncia, se revezavam em licitações em sete prefeituras do interior do estado, nos municípios de Aracati, Beberibe, Cariús, Fortim, Itaitinga, Pacujá e Quixeré.
"As empresas tinham os documentos necessários para concorrer às licitações, mas repassavam as obras para pedreiros e mestres de obras locais", explica o procurador.
Essas empresas já estavam pré-ajustadas e, segundo o procurador da República, "não tinham estrutura para executar os procedimentos, que eram superfaturados".
Novos inquéritos
O rombo nos cofres públicos já chegou a R$ 12 milhões, segundo levantamento feito pela Controladoria Geral da União (CGU) e perícias da Polícia Federal. O dinheiro é de verbas repassadas pelo Governo Federal.
O MPF também requer a dissolução compulsória das empresas envolvidas no esquema e o pagamento de indenização aos cofres da União com o mesmo valor desviado. "Outros inquéritos estão apurando a participação de servidores das prefeituras do interior do Ceará e membros de comissão de licitações", afirmou o procurador.
Giro da Noticia 190








Outras Notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Educação Ver tudo

Politica Ver tudo

Religiosos Ver tudo

Detran Ver tudo

Programa CNH Popular atenderá no município Deputado Irapuan Pinheiro.

O programa, iniciado em 2009, é destinado à população de baixa renda, para obter, de graça, a Carteira Nacional de Habilitação, categoria A. Os m [...]