13 DE MAIO Milhares de fiéis festejam Dia de Nossa Senhora de Fátima

Mesmo depois de percorrer a pé os quase três quilômetros do percurso da procissão em homenagem à santa, os fiéis não demonstravam cansaço para acompanhar os momentos finais da celebraçãoDurante todo o dia de ontem, milhares de fiéis compareceram ao Santuário de Fátima, na Avenida 13 de Maio, para participar da festa dedicada à santa. As celebrações culminaram em uma procissão que partiu da Igreja do Carmo, chegando à Igreja de Fátima, onde foi celebrada a última missa do dia.
O dia 13 de maio, data em que se comemora a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima é uma das principais datas no calendário religioso de Fortaleza. A procissão saiu por volta das 18h30 da Igreja do Carmo, na Avenida Duque de Caxias. O trajeto foi guiado por um carro que levava uma imagem de Nossa Senhora de Fátima e percorreu as ruas Major Facundo, Meton de Alencar, Barão de Aratanha e 13 de Maio. A multidão chegou ao destino final por volta das 20h50.
Mesmo depois de percorrer a pé os quase três quilômetros do percurso, os fiéis não demonstravam cansaço para acompanhar os momentos finais da celebração. "Não foi nada cansativo, estou ótima para continuar assistindo a missa. A procissão foi muito proveitosa, eu gostei bastante. Eu sou muito devota de Maria, por isso, sempre que eu posso, venho às missas no dia 13, vestida de branco", conta Francisca Rodrigues de Lima, de 60 anos.
Uma tenda coberta foi colocada na frente do templo para que a missa fosse realizada ao ar livre. Enquanto a procissão não chegava à igreja de Fátima, várias pessoas já se encontravam no local.
Devoção
Algumas delas chegaram a acompanhar outras celebrações durante o dia. "Eu cheguei aqui às 16 horas para acompanhar não só a última missa, mas também a das 17 horas. Já faz dez anos que eu venho. Tenho uma devoção muito grande por Nossa Senhora, principalmente depois que ela me ajudou em uma cirurgia do coração. E enquanto eu for viva, continuo tendo Maria como a minha mãe", relata Maria Zenilma Freitas, empregada doméstica, de 62 anos.
Quem também marca presença todo dia 13 ao Santuário de Fátima é a aposentada Sílvia Teixeira, que é devota de Nossa Senhora há 45 anos. "Foi meu marido que me levou pra perto de Maria e desde então tenho alcançado muitas graças. Ele faleceu em um dia 13, há dez anos, e isso me deu a certeza de que ele foi pro céu, pra junto dela", declarou a devota.
Cortejo
Quem esperava pela chegada do cortejo pode ainda assistir a um show do cantor Paulo José, que aproveitou a ocasião para lançar seu novo disco, "Guardo Vivo na Lembrança", além de permanecer à frente dos cânticos durante a celebração.
A última missa do dia foi celebrada pelo pároco do Santuário de Fátima, Padre Ivan de Souza, que comemorou a participação dos fiéis durante o festejo. "O sentimento que nós temos é de esperança, alegria e muito amor. Depositamos muito amor neste trabalho, então é um momento em que recebemos muitas graças e bençãos. As pessoas têm muita fé e trazem devoção no coração. Estimamos que, durante o dia, passaram mais de cem mil fiéis pela nossa igreja, então é algo para celebrarmos bastante sob as bençãos de Nossa Senhora de Fátima", comenta o pároco.
Hóstia
De acordo com cálculos da paróquia, a cada missa são consagradas cerca de 1.000 partículas de hóstia que foram distribuídas por mais de 60 ministros da eucaristia voluntários da paróquia.
Durante o dia foram celebradas 11 missas no Santuário Nossa Senhora de Fátima. A primeira delas aconteceu às 5h, sendo conduzida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Antônio Tosi Marques, que também comemorou aniversário de 66 anos na data.
Na missa celebrada ao meio-dia, foi inaugurada a nova coroa da estátua de Nossa Senhora de Fátima instalada na praça em frente à igreja e que foi restaurada recentemente.
A praça recebeu ainda, durante o dia, um grande número de fiéis, o que movimentou o comércio na região. Os principais itens vendidos eram artigos religiosos, camisetas, comidas e mesmo bijuterias. De acordo com a Secretaria Executiva Regional IV, foram cadastradas 65 barracas para os festejos
Giro da Noticia 190

Outras Notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply