Jaguaretama: Cães são sacrificados queimados no lixão

Lixão de Jaguaretama
A Leishmaniose, popularmente conhecida por Calazar, é considerada a principal zoonose (doença de animais que são transmissíveis ao ser humano) do país, vitimando cerca de 350 mil pessoas anualmente.
A atual política de combate a essa doença, que atinge principalmente os cães, é baseada na eliminação do animal infectado, sendo que o problema consiste no mosquito vetor (aquele que transmite).O Brasil é o único país que adota o sacrifício dos animais como estratégia de eliminação dessa doença, e Jaguaretama dentre os 184 municípios do Estado do Ceará, é a única cidade onde os cães são eliminados QUEIMADOS. Isso mesmo, QUEIMADOS. Imagine você, minha dona de casa, meu amigo pai de família que tem seu cãozinho de estimação, criado desde pequenininho no aconchego de seu lar, trazendo a alegria de seus filhos e amigos, sendo queimado vivo. Isso mesmo, queimado vivo. Pois é isso que acontece quando o seu cãozinho, por pego transitando pelas ruas (diga de passagem SUJAS onde o lixo impera em cada esquina), se seu cãozinho for pego, ele vai pro fogo vivo!! 
 Procuramos o setor responsável na cidade, ou seja, o centro de zoonozes que tem como responsável o dr. Erico Medeiros, e o mesmo me disse que...
Essa medida de eliminar os animais soropositivos veio através de uma portaria que visa a proibição do uso de medicamento destinado ao homem. Porém, essa política acaba ferindo a lei, na medida em que vai contra a prerrogativa essencial da profissão de médico veterinário, pois cabe a esse profissional decidir qual tratamento é o mais indicado.
Essa proibição também confronta outra lei, a do artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (9605/98), que proíbe, entre outras coisas, a realização de experiências dolorosas ou cruéis em animais vivos, mesmo que seja para fins científicos ou didáticos, quando houver recursos alternativos, sujeitando também à multa e pena de até mais de um ano, podendo ser agravada caso ocorra a morte do animal.
Apesar de o tratamento não ser permitido, alguns veterinários já obtiveram êxito ao tratar animais leishmanioses, além dos donos, que também lutam para salvar a vida dos seus companheiros, muitas vezes considerados um membro da família.
Segundo a médica veterinária Roseli Klein, a política de sacrificar os animais contaminados pelo mosquito vetor é adotada há quase meio século. “A eutanásia já usada no Brasil há cerca de 50 anos, ou seja, já é uma política ultrapassada, já que não se consegue controlar. Os resultados estão aí, os casos da doença não param de crescer, o que mostra que matar os animais não é saída”, pontua.
A profissional 
Giro da Noticia 190
OBS :Que pecado!” Eu já ouvi muita gente dizer isso quando vê um animal sendo maltratado. O que talvez possa parecer apenas uma maneira de falar é,  na verdade, uma afirmação corretíssima. Pecado, por definição, é uma ação que não está de acordo com a vontade ou lei moral de Deus e, na sua Palavra, a Bíblia, Ele diz claramente como deseja que os animais sejam tratados: “O justo importa-se com a vida do seu animal doméstico”, diz Provebios 12:10

Outras Notícias

Nenhum comentário:

Leave a Reply