runny nose, sore throat compare cialis generic priceHaving an NSAID with Celexa may lead you to bruise or bleed easily here. a history of cancer of the prostate orthere.
Abrir a torneira e encontrar água, tomar banho de chuveiro, irrigar uma horta parecem coisas simples, porém centenas de famílias residentes nos distritos de Cipó dos Anjos, Várzea da onça, Tapuiará e comunidades circunvizinhas sonham há anos com projetos de abastecimento de água.
A construção de adutoras partindo do açude Pedras Brancas que atualmente abastece a cidade de Quixadá seria a solução mais viável, entretanto o reservatório precisa receber reforços hídricos do Rio Banabuiú.
Com o objetivo de buscar viabilizar os projetos necessários para a concretização desse antigo sonho da população, a Câmara Municipal de Quixadá atendeu ao requerimento do vereador Kelton Dantas (PSC), e realizou na manhã desta sexta-feira, 23/08, uma Audiência Pública com as presenças dos deputados federais Arnom Bezerra e Ilário Marques, bem como do prefeito do município de Banabuiú Veridiano Sales, vereadores de Quixadá, Banabuiú e de representantes de órgãos como a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh); Comitê de Bacias; Federação das Associações, Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA); Secretaria de Agricultura de Quixadá, dentre outras entidades interessadas no assunto.
O vereador Kelton Dantas disse que o projeto era uma prioridade dos quixadaenses. “Precisa que o governo do Estado, governador Cid Gomes libere uma verba de entorno de R$ 10 milhões para que sejam iniciados os estudos e o projeto executado. Queremos deixar bem claro que as entidades, as lideranças da região estão unidas e estamos colocando o projeto como prioridade, pela sua importância e dimensão”, ressaltou o vereador. Segundo o representante da SOHIDRA, a obra seria em sua totalidade em torno de R$ 110 milhões.
Já o deputado Federal Ilário Marques concluiu que a cidade mesmo com uma adutora que tem a capacidade de transportar água para atender uma demanda para Quixadá no seu crescimento, projetado para os próximos quarenta anos, não se tem uma segurança hídrica garantida, porque o Pedras Branca pode secar ou baixar a nível radical e ser difícil a captação e a qualidade da água piorar muito, porque ele não tem recarga. “Quem pensa em Quixadá, o desenvolvimento humano e tem compromisso com a cidadania tem que se preocupar mesmo que agora tenhamos água na torneira”, ressaltou Ilário.
O ex-vice-prefeito e representante da deputada estadual Rachel Marques, Airton Buriti, falou que era preciso entender o sistema interligado e ouvir as famílias para que se possa juntar o conhecimento técnico com o de vida das pessoas, para não se entrar em conflito pela água.
Na opinião do vereador Higo Carlos (PT) é preciso que se tenha uma união para que grandes projetos de fato cheguem ao Quixadá. “Enquanto prevalecer os interesses pessoais dificilmente alcançaremos as grandes obras. Com tudo devemos reconhecer que o Dep. Ilário tem feito sua parte a tempo com relação a essa discussão que o vereador Kelton trás para Câmara em um momento oportuno. Resta agora todos lutarem”, comentou Higo Carlo.
Para o prefeito de Banabuiú, Veridiano Sales, Banabuiú concorda com a transposição, mas também deve receber benefícios para que não venha a prejudicar os recursos hídricos de seu município. O deputado Arnon Bezerra prometeu também empenho na causa.
Uma comissão formada por vereadores de Quixadá e Banabuiú deverá acompanhar todos os passos do projeto que ainda não tem nada certo, mas apenas especulações, ou seja, uma ideia para o futuro próximo.
Giro da Noticia 190
Nenhum comentário: