Recentes episódios de insegurança no Instituto Doutor José Frota (IJF) provocaram reclamações de vários vereadores, ontem, na Câmara Municipal de Fortaleza, que apresentaram sugestões para amenizar o problema. O debate começou após o vereador Antônio Henrique (PROS) lembrar o caso em que um homem invadiu a emergência e assassinou a tiros um paciente internado há cerca de três dias na unidade. O atirador foi preso após o crime.
"Nós temos uma preocupação muito grande com os problemas de insegurança no IJF. Já estou tentando marcar uma audiência com o superintendente do hospital para a gente discutir como podemos evitar essa questão que tem se tornado rotineira", afirmou o vereador.
Área específica
O parlamentar acredita que a quantidade de detentos internados distribuídos por diferentes setores da unidade é a principal causa dos recentes casos de violência registrados no hospital. Para o vereador, a situação poderia ser melhor controlada caso os presos ficassem numa área específica do IJF e sem contato com outros pacientes.
"Se você caminhar pelo IJF, você vai encontrar policiais militares por todo o hospital para fazer a escolta dos presos no hospital. Vendo isso, eu acho que poderia haver uma ou duas enfermarias específicas para receber o presos e os policiais que fariam a segurança. Acredito que isso iria trazer mais segurança tanto para os presos como para a população", sugeriu Antônio Henrique. Ele revelou que já protocolou requerimento no Departamento Legislativo da Casa.
O vereador Iraguassú Teixeira (PDT) lamentou o tema abordado ao destacar que a insegurança nas unidades de saúde da Capital não é recente. Para ele, a melhor alternativa é utilizar o Hospital da Polícia Militar, através de convênio entre Prefeitura e Estado, para receber os presos para tratamento.
Capitão Wagner (PR) lembrou que o IJF mantinha enfermarias específicas para os presos, mas o espaço foi desativado no fim da gestão passada. Ainda ontem, a Câmara aprovou a proposta de audiência pública sugerida pela vereadora Toinha Rocha (PSOL) para debater o tema.
Giro da Noticia 190
Nenhum comentário: